sexta-feira, 28 de setembro de 2012

" GUAPURUVU, A ÁRVORE DAS FICHAS E DAS BELAS FLORES "

           

Foto: Mauro Guanandi
Nome Científico: Schizolobium parahyba.
Nomes Populares: Guapuruvu, Bacurubu, Bacuruvu, Badarra, Bacuruva, Birosca, Faveira, Ficheira, Gapuruvu, Garapuvu, Guarapuvu, Guavirovo, Gabiruvu, Igarapobu, Pau-de-vintém, Pataqueira, Pau-de-canoa, Paricá, Pau-de-tamanco, Guapiruvu.
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae



Árvore de 20 a 30 metros de altura, 60 a 80 centímetros de diâmetro na altura do peito.

Flores grandes, vistosas, amarelas. Tronco elegante, majestoso, reto, alto e cilíndrico, casca quase lisa, de cor cinzenta muito característica. Floresce durante os meses de outubro, novembro e dezembro. É uma árvore belíssima por suas flores amarelas muito atrativas para as abelhas e visiveis de longas distâncias devido a quantidade e a cor vibrante. Seus frutos amadurecem no outono e cada vagem possui apenas uma semente. É uma espécie pioneira muito indicada para iniciar a recuperação de áreas degradadas.
Nativa do Brasil, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Equador, Panamá, Nicarágua, Honduras, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Belize e México.
                              Um pouco de botânica ... foi só pra começar pessoal..

Obrigada, abraços e até a próxima!


                              

4 comentários:

LUIZ VAGALUME-CONCHAL-SP disse...

Lionélle;
Como faço para furar as sementes/..
São muito duras.

JOÃO GUSTAVO-IPUIUNA-MG disse...

Li;
Gostaria de saber,como ficou o ítem que trata de áreas consolidadas às margens de rios.??

Unknown disse...

Luiz vagalume:use uma micro retífica.aparelho parecido com uma furadeira.Segure a semente com um alicate.Cuidado!..use luvas apropriadas.

Unknown disse...

JOÃO GUSTAVO; infelizmente,o congresso está preparando uma pitza,caso cachoeira.Como a presienta Dilma vetou esse ítem,temos que esperar a boa vontade dos pitzaiolos. Darei uma posição a voce,após a conclusão dos trabalhos.